CRUOR ARTE CONTEMPORÂNEA
Artigos/ Textos/ Relatos

Notícia
GRUPOS DE TRABALHOS (GTs) SELECIONADOS PARA O SEMINÁRIO CORPOS DIFERENCIADOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA – 06 A 11 DEZEMBRO 2013, Natal, RNSEGUIDO DAS NORMASApresentação dos trabalhos nos GTs: 10 e 11 dezembro 2013, período vespertino.
GT1: CORPOS DIFERENCIADOS E PROCESSOS CRIATIVOS EM MÚSICA Coordenadora: Profa. Dra. Elke Beatriz Riedel/Escola de Música/UFRN
GT2 – O CORPO E O SIMBÓLICO Coordenador: Prof. Dr. Robson Carlos Haderchpek/UFRNGT3 – ARTES, CORPO E DEFICIÊNCIA Coordenadores: Adeilza Gomes da Silva Bezerra/Doutoranda em Educação / PPGED/UFRN e SME/Natal; Prof. Dr. Jeferson Fernandes Alves/UFRN; Profa. Dra. Karenine de Oliveira Porpino/UFRN
GT4: O PROCESSO CRIATIVO: UM CAMINHO À RESILIÊNCIACoordenador: Prof. Ms Sávio Jordan de Luna/UNP/UFRN
GT5: CORPOS DIFERENCIADOS EM PERFORMANCECoordenador: Prof. Ms. Felipe Henrique Monteiro Oliveira/CRUOR/UFRN
GT6: CORPOS E CORPOREIDADES NA CENA PÓS-MODERNACoordenador: Heráclito Cardoso de Oliveira/Mestrando PPGARC/UFRNGT7: CORPO E SENTIDOS NO PROCESSO CRIATIVO Coordenador: Mauricio Moraes Motta/Mestrando em Artes Cênicas/UFRN
GT9: MONSTRUOSIDADES E EDUCAÇÃOCoordenadores: Gustavo Coelho/ProPEd/UERJ; Mariana Novaes /PPGArtes/UERJ; Sara Panamby/PPGArtes/UERJGT10: CORPO E GÊNERO NA ARTE CONTEMPORÂNEA Coordenadores: Ms. Sandro de Souza Silva/CRUOR/UFRN e Yasmin Rodrigues Cabral/CRUOR/UFRN

Notícia
CRUOR Arte Contemporânea e GIRA DANÇA promovem o
SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPOS DIFERENCIADOS NA ARTE CONTEMPORÂNEA
06 A 11 DE DEZEMBRO de 2013 – UFRN/DEART- GIRA DANÇA
e-mail: seminariocorposdiferenciados@hotmail.com
Resumo
O evento tem como principal objetivo promover e fomentar uma ampla discussão acerca das pesquisas teóricas e práticas sobre questões relativas às metodologias e procedimentos criativos enfocando os corpos diferenciados na arte contemporânea, para tanto se propõe um seminário com grupos de trabalhos e apresentações artísticas com áudio descrição e tradução em libras, a serem apresentadas no seminário em pauta. Encontra-se aberta a chamada para os Grupos de Trabalhos, observando as datas abaixo. As propostas de Grupo de Trabalho com título, ementa, nome do Coordenador e instituição a qual pertence, devem ser enviadas para o e-mail: seminariocorposdiferenciados@hotmail.com
ENVIO DE PROPOSTAS DE GRUPOS DE TRABALHO - 30/10/2013 A 20/11/2013
DIVULGAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHOS SELECIONADOS - 21/11/2013
INSCRIÇÕES DE RESUMOS DOS ARTIGOS A SEREM APRESENTADOS NOS GRUPOS SELECIONADOS - 21/11/2013 a 01/12/2013
AVALIAÇÃO PELOS COORDENADORES DOS GRUPOS DE TRABALHOS DOS RESUMOS ENVIADOS - 02 a 03/12/2013
DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS - 03/12/2013
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NOS GTs - 10 e 11/12 2013

Pequeno relato de Graça França sobre o "Camin"
"...um cheiro de vinho, de suor, de gente, de vida, um vermelho vivo colado na retina, uma sensação de dor, perda, tristeza, vazio, nostalgia... flutuando fora do corpo e por dentro dele...Saí de lá de alma Carmin..."
(no espetáculo Carmin, da coligação Cruor Arte Contemporânea).

Parcer do Processo de Sindicância para ivestigação da Instauração cênica "Corpo Livre"
Depois de muitos boatos, dicussões, questionamentos e histórias tortas, foi dado o resultado do processo de sindicância aberto na UFRN para investigação de nossa instauração: "Corpo Livre"
"Relato:
A fim de averiguar, analizar e julgar os fatos referentes ao espetáculo artístico ocorrido no dia 22 do mês de março de 2013, em frente ao prédio do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (doravante denominado CCHLA)..."

"Grupo Cruor realiza encenação no CCHLA em parceria com o Coletivo Benke"
DCE - UFRN
"Os estudantes do grupo Cruor Arte Contemporânea realizaram hoje uma encenação nas proximidades do CCHLA, na Universidade Federal do RN. A apresentação "Água", baseada nas obras de Frida Kahlo e Almodóvar, chamou a atenção dos estudantes apesar da chuva que caía."

"RITUAL E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM TEATRO E DANÇA"
Yasmin Rodrigues Cabral/UFRN
Dra. Nara Salles/UFRN
"O artigo apresenta os procedimentos metodológicos relativos às investigações para a cena, do “Cruor Arte Contemporânea” (vide www.artecruor.com), no projeto de pesquisa, ensino e extensão “Arte Contemporânea e Cultura Investigadas Para Conhecer, Apreender e Transformar”, edital PROEXT 2013. Como resultado parcial, apresentamos uma reflexão da instauração cênica “Corpo Livre”, descrevendo o processo de sua criação e em quais aspectos rituais, sagrados e míticos está fundamentada, tendo como eixo norteador os estudos do corpo a partir do pensamento de Victor Turner, Marcel Mauss, Antonin Artaud, Richard Schechner, Renato Cohen, Anne Bogart. Demonstramos as práticas de concepção da cena com criação colaborativa, envolvendo a preparação corporal como desencadeadora de processos sinestésicos, fundamentados em rituais, tendo como principal metodologia de pesquisa os laboratórios práticos corpóreo/vocais e instaurações cênicas realizadas com a finalidade da criação da encenação “Carmin”.."

"Nem toda nudez será castigada: Cruor e a polêmica do nu"
por Alyson Freire
"Corpos nus. Inteiros. Pele à mostra. Movimentos, marcas e listras. Seios, pênis e vaginas. Nudez. Corpo “livre”. Dança. A pele, como diria Paul Valery, é o órgão mais profundo.
Não há nada mais natural e conhecido que o corpo humano, e, ainda assim, nada parece ser mais chocante e incompreendido do que este mesmo corpo quando encontra-se despojado das vestimentas e convenções, estas que são tão pegadas a nós quanto as penas são às aves..."

"Como é juvenil o pensamento do moralista"
por Beto Leite
O grupo Cruor de arte contemporânea fez uma apresentação/intervenção na UFRN onde os membros ficaram nus. Um dos mestres do jornalismo da barrigada do nosso estado, o Bruno Giovane (Blog do BG) colocou no seu site “Trote na UFRN acaba com alunos nus”. Seguindo a cartilha da boa blogada imprudente, corrige apenas o título como se nada tivesse acontecido para “Apresentação cultural. Pessoal acaba dançando nu na UFRN”...

"Nudez é arte?"
por Bela
"Há uma foto de uma intervenção artística feita na UFRN rolando no facebook, e na minha qualidade de admiradora da arte, ex-estudante do Departamento de Artes e, até certo ponto, mente aberta para acolher o que me é apresentado, me senti impelida a comentar o caso. Primeiramente não presenciei o fato, não tirei fotos, não participei, mas com certeza devo conhecer alguma das pessoas que participaram. Convivi com elas tempo suficiente para conseguir compreender que por trás de tudo há um propósito, não deve ter sido uma nudez gratuita e muito menos obscena..."

“CARMIN EXPERIMENTO ÁGUA” – INTERVENÇÃO URBANA COMO PROCEDIMENTO DE ENCENAÇÃO
Profa. Dra. Nara Salles (UFRN)
narasalles@hotmail.com
Prof. Ms. Sandro Souza Silva (UFRN)
sandrosouzasilva@yahoo.com.br
RESUMO: A série de Intervenções Urbanas "Corpos em Reminiscências" foi concebida como procedimento do processo criativo no Projeto de Ações Integradas Acadêmicas, envolvendo pesquisa, ensino e extensão, desenvolvido no DEART/UFRN, intitulado "Processos de Criação em Arte Contemporânea: Vivenciando e Apreendendo". Investigamos questões acerca da memória corpóreo/vocal experimentada em Laboratórios de Processos Criativos; enfocando a arte contemporânea a partir de variados exercícios psicofísicos e de View Points, realizados a partir da observação de imagens dos filmes de Pedro Almodóvar e na obra de Frida Khalo e suas reverberações a partir das memórias presentes no corpo dos intérpretes criadores criadas sob o enfoque de processos criativos colaborativos e são apresentadas concomitantemente existindo uma interação com os transeuntes.
Palavras-chave: CORPO, MEMÓRIA, FRIDA KAHLO, PEDRO ALMODÓVAR, ENCENAÇÃO.

Relato de Experiência
Josie Pessoa -Sexta, 21 de setembro de 2012
A vivência de ontem, dia 20 de setembro de 2012, foi única a começar pelo espaço, repleto de natureza e vida. Um ambiente novo para o nosso olhar. Chegamos à Universidade Federal de Pernambuco perto das 10h e fomos descobrir o espaço onde seria jorrada a nossa água e descobrimos “O Lugar”, que de inicio possuía algo que incomodava algumas pessoas, o chão era de cimento. Tratava-se de um quadrado descoberto, com quatro árvores, próximo a corredores, com um ponto de água e uma mangueira branca e grossa, que podia jorrar bastante água. Estabeleci contato com as árvores me apoiando nelas, sentindo seu cheiro, abracei-as, tirei meus calçados para sentir o chão, e olhei para o céu coberto pela copa das árvores, tudo isso em busca de conhecer melhor aquele lugar...

Carmín, acapará la atención de transeúntes
MAZATLÁN 29/09/2012 13:25:00
Mazatlán, Sinaloa.- El Mercado Pino Suárez, principal centro de abasto comercial en el centro de la ciudad, se convirtió de buenas a primeras, en un improvisado escenario para la realización de la intervención urbana "Carmín", con actores locales dirigidos por la Dra. Nara Salles.
La destacada académica viajó de Brasil a Mazatlán para participar en la segunda edición del Festival Internacional de Teatro "Escena Mazatlán 2012" y con su primer propuesta, captó la atención de viandantes y clientes del mercado.
"Carmín" inició en la Plazuela Machado. Veinte personas, entre estudiantes de actuación y actores profesionales, partieron de la Plazuela Machado rumbo al mercado.
Vestidos con tutú y otros atuendos que llamaban la atención, caminaron rumbo al Pino Suárez, algunos con rostros maquillados..

CARMÍN, DE BRASIL, ACAPARA LA ATENCIÓN DE
TRANSEÚNTES Y CLIENTES DEL MERCADO PINO SUÁREZ
sábado, 29 de septiembre de 2012
El Mercado Pino Suárez, el más antiguo y en la actualidad principal centro de abasto comercial en el centro de la ciudad de Mazatlán, se convirtió de buenas a primeras, en un improvisado escenario para la realización de la intervención urbana “Carmín”, con actores locales dirigidos por la Dra. Nara Salles...

Manifestação de ativismo em prol dos índios Guaranis Kayowás
2012-10-25 -Natal/RN por Rafael Barbosa
Corpos pintados de branco com tarjas vermelhas nos olhos carregavam tambores entre os visitantes da Cientec no início da noite desta quinta-feira (25). O silêncio deste grupo de manifestantes convidava os visitantes para o manifesto artístico que logo mais ocorreria no Departamento de Artes da UFRN. Os estudantes chamavam atenção para a os índios “Guaranis Kayowás”, que estão sendo expulsos das terras onde vivem, no Mato Grosso do Sul...